Como fazer um balanço de estoque

O balanço de estoque é uma forma de contabilizar os produtos, ajustar as quantidades e verificar possíveis prejuízos no seu estoque.

Ao realizar o balanço, o sistema compara as quantidades contadas com o que estava registrado antes da contagem.

Com isso, serão apontadas todas as divergências, tanto em valor quanto em quantidade de produtos.

Por onde acessar:

Essa ação está disponivel nas centrais:

Vendas e Clientes: Produtos > Inventário > Contar estoque
Estoque e Produtos: Nova Contagem de Estoque

Como realizar o balanço de estoque:

Agora, basta bipar as etiquetas dos produtos. Conforme você for bipando, os itens serão adicionados automaticamente à contagem.

Se algum produto estiver sem etiqueta, marque a opção “Utilizar a busca de produtos por Nome, Código, SKU”. Em seguida, use o campo de pesquisa para localizar o item.

Após encontrar o produto, clique sobre ele para adicioná-lo à contagem.

Caso precise consultar as quantidades já bipadas de um produto durante a contagem, clique em Consultar Produtos e insira o código de barras do item que deseja verificar.

consultar produtos

Após inserir todos os produtos na contagem, clique em Continuar.

Na próxima tela, você deve escolher se deseja ajustar os produtos com divergência ou manter o estoque como estava.

Screenshot_41

E, logo abaixo, você poderá visualizar o resultado da contagem, com informações como:

• Quantidade total de produtos contados
  • Valor de venda dos produtos
  • Valor de custo

Na parte inferior da tela, o sistema exibe todos os produtos que tiveram divergência, facilitando a conferência e o ajuste do estoque.

Para concluir, basta clicar em Salvar.

Como zerar o estoque de produtos que não foram contados?

Para zerar o estoque dos produtos que não foram contados (e que provavelmente não estão mais na loja), siga os passos:

• Selecione a contagem desejada
  • Clique em Zerar não contados

O sistema irá zerar o estoque apenas dos produtos que não foram incluídos na contagem.

Dessa forma, todos os itens que estavam na contagem selecionada e não foram contados terão o estoque zerado automaticamente.

Se tiver qualquer dúvida, é só entrar em contato com o nosso time de suporte. Estamos à disposição para te ajudar!

Para nós o balanço de estoque é ótimo, mas a função mais importante para nós, que é a de zerar o que não tem disponível, achamos que ela deveria zerar apenas os produtos relacionados ao produto pai que bipamos. Por exemplo, se tenho 5 produtos pai com 10 variações cada, mas o meu tempo me permitiu contar as variações de apenas 3. Então eu queria zerar os não contados relacionado apenas a esses 3 produtos pai que contei. Não sei se consegui explicar direito, mas essa está sendo uma dúvida de toda a nossa equipe, porque no on-line pior do que não vender, é vender o que não tem no estoque, por isso essa função de zerar não contados é primordial para nós.

Boa tarde Rodrigo, tudo bem? Após você realizar uma contagem você consegue zerar todos os outros produtos que não estão dentro dessa contagem, essa funcionalidade não lhe ajudaria?

Você consegue verificar como realizar essa ação nessa mesma publicação em “Como zerar o estoque de produtos que não foram contados?”.

Caso surgir mais alguma sugestão ou dúvida nesse meio tempo, é só entrar em contato conosco, suas sugestões serão sempre bem-vindas!

Boa tarde Vinicius! Essa função nos ajudaria se fizéssemos a contagem do estoque inteiro. Porque poderia zerar os não contados e ficaria tudo certo. Mas a questão que levantei é sobre zerar apenas os produtos relacionados ao PRODUTO PAI que contabilizamos naquele momento. Se existisse essa possibilidade, conseguiríamos em alguns minutos fazer o balanço completo de uma marca ou apenas de alguns produtos que tem mais no estoque, sem a necessidade de zerar outros que não estaria nessa contagem.