Boa tarde!
Complementando o pedido do campo Apelido (tópico aqui), queria sugerir Grupo e Subgrupo de clientes.
O caso de uso
Somos uma loja de artigos militares. Todo cliente nosso pertence a um quartel (a Unidade) e, dentro dele, a um esquadrão ou companhia (a Subunidade). Um cliente é “3º RCG / 2º Esquadrão”, outro é “3º B Sup / 2ª Cia”.
Isso muda tudo no dia a dia: a gente atende turma inteira do mesmo quartel, faz venda em lote, cobra crediário por unidade e precisa saber de onde o cliente é antes de fechar a venda. Só que hoje não existe nenhum campo para isso. A saída foi escrever o quartel dentro do campo Nome, e é isso que a gente tem hoje em mais de 3.000 cadastros:
/26 LUCAS PEREIRA GONÇALVES - 2 ESQD - 3 RCG
Funciona, mas é gambiarra: o nome fica poluído, a mesma unidade aparece escrita de cinco jeitos diferentes (“3 BPE”, “3BPE”, “BPE”), e não dá para agrupar nada em relatório.
Os Campos Personalizados já chegam perto
Descobri agora a tela Pessoas › Campos Personalizados, que já permite criar campo do tipo Opções aplicado a Cliente — que é exatamente o formato de um grupo. Ótimo que exista. O que falta para ela resolver o problema:
- Aparecer no PDV, junto dos dados do cliente selecionado. Hoje o vendedor não vê de qual unidade é o cliente.
- Aparecer no recibo de venda, como variável nas Mensagens personalizadas (
{CAMPO_PERSONALIZADO}ou{GRUPO}/{SUBGRUPO}). - Ser pesquisável e filtrável — na busca do PDV, na Lista de Clientes e nos relatórios de vendas, para sair um faturamento por unidade.
- Hierarquia grupo → subgrupo, com o subgrupo filtrando pelo grupo escolhido. Escolhi 3º RCG, só aparecem os esquadrões do 3º RCG.
- Sair na exportação da planilha de clientes.
Se alguma dessas já existir em algum lugar que eu não achei, me corrijam que eu agradeço.
Por que serve para outras lojas também
Não é só quartel. É a loja que vende para várias empresas e quer agrupar por empresa e por setor, a distribuidora que separa cliente por região e por rota, a papelaria que atende escolas e quer separar por escola e por turma. Grupo e subgrupo de cliente é uma necessidade bem genérica — hoje todo mundo resolve escrevendo no nome.
Obrigado!