Novo DRE do Awise: mais clareza para entender o resultado da sua operação

Refizemos o DRE do Awise para tornar a análise do resultado da sua empresa mais simples, clara e completa.

O novo modelo traz diversas melhorias na composição e distribuição dos valores, permitindo uma leitura mais precisa do lucro do período e do desempenho da operação. Entre as novidades, estão a inclusão do CMV (Custo da Mercadoria Vendida), a reorganização das linhas do relatório e o encaixe correto dos valores conforme sua natureza financeira.

Com isso, ficou mais fácil visualizar quanto a empresa realmente vendeu, quais foram seus custos, despesas e, principalmente, qual foi o resultado real da operação.

Quer entender em detalhes como o DRE é composto, como os valores são distribuídos e como interpretar cada indicador? Acesse nosso artigo completo sobre o DRE.

Estou com uma questão na DRE, trabalho muito com pagamento antecipado, então eu lanço as despesas antes do produto chegar. Depois de que o produto chegar eu dou entrada e coloco para nao gerar despesa, porem mesmo assim a movimentação ela fina em lançamentos e no DRE aparece como despesa e meu DRE sempre da negativo pois minhas despesas então se duplicando mesmo eu marcando para nao gerar despesa na entrada de produtos.

Oi, Victor! Bom dia! :blush:

Entendi o que está acontecendo.

Na verdade, esse comportamento ocorre porque a DRE não foi feita para registrar o valor da compra da mercadoria no momento do pagamento. O objetivo dela é mostrar o lucro real da loja, e para isso ela considera o custo das mercadorias apenas quando elas são vendidas.

Para que isso funcione corretamente no seu caso, a melhor configuração é a seguinte:

1. Acesse Configurações > Financeiro > Categorias de Saída.
  2. Crie uma categoria para Adiantamento a Fornecedores (ou outro nome que preferir).
  3. Marque o tipo de custo como Variável e desmarque a opção “Incluir no DRE”.
  4. Sempre que fizer um pagamento antecipado ao fornecedor, utilize essa categoria.

Dessa forma, o adiantamento ficará registrado no financeiro, mas não entrará como despesa na DRE, evitando que o custo seja considerado antes da hora.

Por que isso é importante?

Imagine que você pague R$ 100.000 por uma coleção nova hoje, mas durante este mês venda apenas uma parte dessas peças.

Se a DRE registrasse os R$ 100.000 como despesa imediatamente, ela mostraria um prejuízo muito grande, mesmo que a maior parte dessas mercadorias ainda esteja no estoque e será vendida nos próximos meses.

Por isso, a DRE funciona de outra forma: ela utiliza o CMV (Custo das Mercadorias Vendidas). Ou seja, conforme as peças são vendidas, o sistema vai reconhecendo o custo delas aos poucos. Assim, a DRE compara as vendas do mês apenas com o custo das mercadorias que realmente saíram do estoque, chegando a um lucro muito mais próximo da realidade da loja.

Então, utilizando uma categoria de adiantamento que não incide na DRE, você evita que esse pagamento apareça como despesa antecipadamente. Depois, conforme as vendas forem acontecendo, o custo será considerado automaticamente através do CMV, mantendo a DRE correta e sem duplicidade de despesas.

Entendi vou fazer essa configuração e na categoria da saída.