Através dos cenários de tributação, você vai conseguir criar um ou mais cenários para definir os dados fiscais que são utilizados em cada tipo de situação fiscal que acontece em seu estabelecimento, como por exemplo: vendas, devoluções, remessa e etc
Lembrando que, além de ter os cenários de tributação criados em seu sistema, você também precisa passar os dados fiscais de sua empresa para as configurações do sistema. Clique aqui para conferir como inserir os dados fiscais!
Como criar os cenários de tributação?
Para criar um novo cenário de tributação, é necessário acessar o Menu principal > Configurações > Fiscal > Cenários de tributação:
Na tela que vai abrir, vai aparecer uma listagem com todos os cenários já existentes e, para adicionar um novo cenário, basta clicar em Cadastrar um cenário de tributação
Feito isso, basta preencher com as informações da tributação que vai utilizar:
-
Descrição: é o nome como esse cenário vai aparecer em sua tela durante as suas emissões;
-
Tipo de operação: por aqui, deve definir em qual operação esse cenário vai ser usado, como por exemplo: vendas, devolução, remessa e etc.
-
Cenário ICMS: por aqui, deve definir qual é a situação tributária, CFOP, origem e, se for caso, a alíquota aplicável para esse cenário.
-
NCM vinculados: é um campo opcional, por aqui, você vincular o cenário que está criando a NCMs em especificos e, sendo assim, sempre que adicionar um produto contendo o NCM inserido nessa tela, o sistema já vai puxar o cenário automaticamente.
Após preencher com todos os campos necessários, basta finalizar clicando em Salvar
Espero ter conseguido ajudar com suas dúvidas em relação aos cenários de tributação, mas caso precisar de qualquer ajuda, é só entrar em contato conosco!