A nota de devolução é emitida quando o cliente devolve ou se recusa a receber a mercadoria que lhe foi vendida. Ao emitir a nota de devolução, a operação de venda realizada anteriormente será devidamente anulada.
Como emitir uma NF-e de devolução de venda?
Para emitir a NF-e de devolução, é necessário ter o cenário de tributação para devoluções já criado em seu sistema. Caso ainda não tenha criado o cenário de devolução, clique aqui para conferir como criar um novo cenário.
O CFOP mais utilizado em casos de devolução de venda de mercadorias de terceiros é 1202 (se o destinatário for do mesmo estado que o seu) ou 2202 (caso o destinatário seja de outro estado). Já a situação tributária mais utilizada é a 900 (para quem é do simples nacional) ou 90 (para outros regimes). Mas é importante ressaltar que o ideal é conferir com sua contabilidade se essa tributação se aplica ao seu caso, pois dependendo das particularidades de sua operação, o cenário de ICMS pode alterar.
Com o cenário de tributação já criado, basta lançar a devolução da venda através do Menu principal > Vendas > Devolução
Na tela que vai abrir, você deve procurar pela venda que originou a devolução através da inserção de um ou mais critérios de pesquisa. A venda pode ser localizada através do produto, número da venda, número da nota, período ou cliente. Após inserir o critério de pesquisa, basta clicar em Buscar vendas
Em seguida, será listado em sua tela todas as vendas referente aos critérios de pesquisa inseridos na tela interior. Feito isso, basta clicar sob a venda para iniciar a devolução.
Posteriormente, basta indicar ao sistema quais produtos seu cliente vai devolver. É possível devolver os produtos através da leitura do código de barras, selecionar todos de vez ou clicar individualmente na opção Devolver , que fica ao lado de cada produto.
Após definir todos os produtos que serão devolvidos, basta clicar em Continuar, conforme o exemplo abaixo:
Na sequência, basta definir o que deseja fazer com o valor das peças devolvidas e clicar em Continuar
Na última tela, basta conferir se tudo foi lançado corretamente e finalizar clicando em Salvar (quando for uma devolução de venda simples). Caso você tenha emitido nota fiscal para essa venda, já será redirecionado automaticamente para a tela de emissão de nota de devolução.
Na tela seguinte o sistema já vai te direcionar para a tela de revisão da nota e vai puxar o cenário de ICMS conforme a pré-configuração feita.
Mas caso faltou preencher alguma informação ou precise fazer algum ajuste, você pode navegar pelo menu superior da tela e corrigir a informação que precisa, por exemplo: caso precise alterar o cenário de ICMS, basta retornar ao step de Tributação e fazer o ajuste:
Após revisar os dados de emissão, basta voltar para a etapa de Revisar e finalizar a emissão clicando em Emitir
Ao clicar em Emitir, o sistema vai enviar a nota para a SEFAZ e em seguida já vai aparecer o retorno. Ao efetivar, vai aparecer a mensagem Autorizado o uso da NF-e e você poderá baixar a danfe, o XML ou detalhar a nota na tela do sistema para ver mais informações.
Caso sua nota rejeitar, vai aparecer um aviso na tela informando o motivo da rejeição. Mas caso não entender o motivo ou se precisar de qualquer ajuda, entre em contato com nosso time de suporte no chat integrado ao sistema, ficamos a disposição para te auxiliar!